Processo de Matrícula dos Alunos Veteranos
Para maior comodidade dos alunos, a Universidade Federal do Ceará disponibiliza o processo de matrículas dos alunos veteranos em quatro etapas: Matrícula Curricular, Ajuste de Matrícula, Matrícula em Tempo Real e Matrícula Irrestrita. De forma complementar, ainda é possível que o aluno realize Matrícula Institucional, Trancamento Total e Trancamento Parcial. Para não perder os prazos, o estudante deverá ficar atento aos períodos estabelecidos para cada tipo de matrícula no Calendário Universitário da UFC.
Durante o processo de matrículas, o estudante poderá solicitar vagas em:
- componentes curriculares que fazem parte da Estrutura Curricular do Curso de Física Noturno – Licenciatura da UFC (disciplinas obrigatórias e optativas);
- componentes curriculares equivalentes, conforme definido na estrutura curricular do curso;
- componentes curriculares que não fazem parte da estrutura curricular do curso (disciplinas optativas livres).
Para as disciplinas optativas livres, o aluno deve ficar atento ao limite máximo de 360 horas que podem ser cursadas.
A primeira etapa do processo de matrículas é a Matrícula Curricular. Durante esse período, o aluno poderá requerer matrícula exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA da UFC. Para aumentar as chances de conseguir uma vaga pleiteada, recomenda-se que as solicitações sejam realizadas nas turmas que possuam reservas para o Curso de Física Noturno – Licenciatura, uma vez que o aluno terá prioridade sobre essas vagas.
Após o término do processamento da Matrícula Curricular, o resultado final pode ser:
- “MATRICULADO”, quando a solicitação é aceita;
- “INDEFERIDO”, quando a solicitação de matrícula não foi aceita em decorrência da ausência de vagas nas turmas solicitadas pelo aluno; e
- “EM ESPERA”, quando há mais de uma turma de um mesmo componente curricular com reserva para um mesmo curso. Neste caso, os alunos que não dispõem de reserva permanecem com o status “EM ESPERA” até o processamento do Ajuste de Matrícula. Este procedimento visa permitir aos alunos que dispõem de reserva e tenham sido eventualmente indeferidos em uma turma e que possam buscar vaga em outra turma.
O período de Ajuste de Matrícula tem como objetivo permitir que o aluno solicite alterações (inclusões ou exclusões) de matrículas em componentes curriculares por eventuais necessidades de adaptação. Um exemplo clássico desse tipo de ajuste é quando o estudante tem indeferimento de matrícula em uma determinada turma e pode buscar outras turmas do mesmo componente para tentar nova vaga.
O estudante deve estar ciente de que terá maior dificuldade para conseguir matrícula durante o Ajuste de Matrícula por dois motivos: oferta bastante reduzida de vagas, uma vez que a grande maioria das vagas das turmas já foi ocupada na Matrícula Curricular, e a perda da prioridade nas vagas reservadas para alunos do Curso de Física Noturno – Licenciatura, já que as vagas reservadas para o curso, que não tenham sido integralmente ocupadas durante a Matrícula Curricular, são disponibilizadas para outros alunos de cursos sem reserva de vaga.
Nesta etapa, assim como na fase de Matrícula Curricular, os alunos apenas solicitam matrícula nos componentes curriculares. Em seguida, ocorre o processamento das solicitações de matrículas, podendo ter como resultado “MATRICULADO” ou “INDEFERIDO”.
O processamento das solicitações de matrícula realizadas, tanto na Matrícula Curricular como no Ajuste de Matrícula, leva em consideração os seguintes fatores:
- existência de reservas de vagas;
- IRA Geral dos alunos;
- situação do aluno com relação ao fluxo de semestres do curso (nivelado, atrasado ou adiantado).
Caso a demanda pelas vagas reservadas seja menor do que a quantidade de vagas disponíveis, as eventuais vagas excedentes serão disponibilizadas para alunos que não dispõem de reserva.
A Matrícula em Tempo Real permite que o aluno acrescente matrículas em turmas que ainda dispõem de vagas. Nesta etapa, apenas as reservas de vagas de ingressantes e vagas privativas das coordenações de curso são resguardadas. As demais vagas das turmas, que ainda poderiam dispor de reservas para cursos específicos, são todas disponibilizadas para os alunos aptos a ocupá-las, independente de reservas.
Diferentemente das duas etapas iniciais (Matrícula Curricular e Ajuste de Matrícula), as solicitações nesta fase são transformadas em Matrícula em Tempo Real, imediatamente após a confirmação pelo aluno no SIGAA, não sendo objeto de processamento posterior. Portanto, candidatos que visualizam no sistema vagas em turmas poderão se matricular diretamente, sendo atendidos por ordem de registro no SIGAA.
Como o objetivo desta etapa de matrícula é maximizar a ocupação das turmas, só é permitido ao aluno acrescentar matrículas, não sendo possível remover as que já foram confirmadas nas fases anteriores.
Na Matricula Irrestrita, de uso restrito das coordenações de curso, os coordenadores têm acesso às vagas que foram reservadas como exclusivas das coordenações para solucionar casos excepcionais. Como não há processamento de matrícula posterior, as operações efetuadas nessa fase geram, automaticamente, o status “MATRICULADO”.
A Matrícula Irrestrita foi idealizada para que as coordenações de curso possam resolver os casos especiais, tais como matrícula de aluno em processo de jubilamento e de alunos que ingressaram por transferência, admissão de graduado, mudança de curso ou ordem judicial. Nestes casos, os alunos não conseguem vagas nas turmas nas fases anteriores da matrícula devido ao valor nulo no Índice de Rendimento Acadêmico – IRA.
É importante ressaltar que essa etapa de matrícula é exclusiva para os casos especiais anteriormente citados, não se tratando de extensão dos prazos normais de matrícula. Portanto, um aluno que não se enquadra nesses casos especiais não faz jus a ajustes em sua matrícula.
O Trancamento Parcial de Matrícula consiste na interrupção de um ou mais componentes curriculares em que o aluno está matriculado. Caso o discente tenha necessidade de solicitar o trancamento de algum componente curricular, deverá encaminhar a solicitação à Coordenação do Curso de Física Noturno – Licenciatura.
Se o aluno perceber que não poderá cursar nenhuma disciplina durante um semestre letivo, terá a opção de solicitar o Trancamento Total de Matrícula. Para tanto, faz-se necessário que a indisponibilidade de frequentar as aulas esteja amparada por um dos seguintes motivos:
- doença atestada pelo Serviço Médico da UFC;
- mudança de domicílio para outra cidade;
- exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários;
- obrigação de natureza militar.
O Trancamento Total cancela a matrícula do estudante em todos os componentes curriculares do atual semestre letivo, mantendo o vínculo do discente ativo com a instituição. Cada Trancamento Total tem validade de apenas um semestre letivo, devendo o aluno, caso persista a impossibilidade de frequentar as aulas, solicitar novamente o trancamento no semestre seguinte.
A Matrícula Institucional poderá ser utilizada no caso em que o aluno tenha interesse em manter o vínculo ativo com a UFC, mas esteja impossibilitado de frequentar as aulas. A Matrícula Institucional deve ser solicitada pelo próprio aluno, por meio do SIGAA, não sendo objeto de análise da Coordenação de Curso. Assim como no Trancamento Total, cada Matrícula Institucional tem validade de apenas um semestre letivo, e em caso de necessidade o aluno deverá solicitá-la novamente.
O aluno deve se ater aos limites de matrículas institucionais e trancamentos totais permitidos que, somados, não podem ultrapassar quatro semestres letivos.
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD/UFC) esclarece, por meio da Nota Informativa Nº 01/2016, de 11 de julho de 2016, as diferentes etapas do processo de matrícula dos discentes veteranos nos cursos de graduação presenciais da UFC.