Índice de Rendimento Acadêmico (IRA)

O Índice de Rendimento Acadêmico – IRA é um indicador que mede o desempenho do aluno e o acompanha por todo o curso de graduação, podendo ser utilizado em diversos processos, tais como: seleção de mestrado, processamento de matrícula, seleção de bolsistas em programas e projetos de ensino, extensão e/ou pesquisa. Dessa forma um aluno que consegue manter o IRA elevado poderá ter prioridade quando a quantidade de vagas ofertadas for inferior à quantidade de alunos inscritos em algum desses processos seletivos.

Este índice é recalculado ao final de cada período letivo em data estabelecida no Calendário Universitário da UFC, sendo considerado para seu cálculo diversos fatores:

• carga horária, nota final e frequência das disciplinas cursadas;
  • carga horária das disciplinas trancadas, apenas nos casos de Trancamento Parcial;
  • período em que a disciplina foi cursada com relação à previsão no Projeto Pedagógico do Curso; e
  • quantidade de reprovações no período.

Alguns elementos têm peso maior no cálculo do IRA, dessa forma a reprovação por frequência possui impacto negativo maior no IRA do que o trancamento da disciplina, que por sua vez tem impacto negativo maior que a reprovação por nota.

Por outro lado, não serão considerados para o cálculo do IRA:

• Trancamento Total de Matrícula;
  • Aproveitamento de Disciplinas;
  • Matrícula Institucional;
  • integralização das Atividades Complementares.

O aluno poderá consultar o IRA em seu Histórico Escolar. Nele, o discente poderá observar que existem dois tipos de IRA: o IRA Individual e o IRA Geral. O IRA individual será calculado de acordo com o desempenho acadêmico do aluno. Assim, ele se refere somente a esse estudante. Já o cálculo do IRA Geral leva em consideração o desempenho de todos os alunos de seu curso.