RP
O Programa Institucional de Bolsa para Residência Pedagógica – RP tem o objetivo de estimular a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. Para isso, as instituições de ensino estabelecem parcerias com as redes públicas de educação básica. Dessa forma, o Programa permitirá o aperfeiçoamento da formação dos discentes dos cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, dentre outras didáticas e metodologias.
A RP é equivalente aos estágios supervisionados de modo que, caso o aluno cumpra 440 horas estabelecidas pelo Programa, este poderá realizar o aproveitamento dos componentes curriculares de Estágio Supervisionado, quais sejam: Práticas de Ensino de Física I, II e III.
Para pleitear a bolsa do Projeto Institucional de Residência Pedagógica, o aluno deverá atender às seguintes condições:
- ser brasileiro ou possuir visto de permanência definitivo;
- estar em dia com as obrigações eleitorais, para brasileiros;
- estar em dia com as obrigações militares, para homens e brasileiros;
- estar regularmente matriculado e frequentando o curso de licenciatura na área do subprojeto em que se inscreve;
- estar cursando o 5º semestre ou a segunda metade do curso, ou seja, não ter concluído menos de 50% da carga horária regimental do curso;
- ser aprovado em processo seletivo realizado pela Instituição de Ensino Superior – IES;
- declarar que possui pelo menos dez horas semanais e comprometer-se a realizar 440 horas de atividades na Residência Pedagógica;
- realizar o cadastro e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, disponível no endereço eletrônico http://freire2.capes.gov.br, que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, fundação do Ministério da Educação (MEC), é o órgão que gerencia o programa a nível nacional. Dentro da UFC o processo de seleção de bolsistas é de responsabilidade da Prograd. Para saber mais sobre a Residência Pedagógica, acesse a página da Capes ou da Prograd – UFC.