Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Licenciatura em Física

Área do conteúdo

PID

A experiência de monitoria é extremamente valiosa para o desenvolvimento dos alunos, sobretudo para aqueles dos cursos de licenciatura, uma vez que propicia ao estudante a oportunidade de desenvolver habilidades inerentes às práticas pedagógicas.

A Universidade Federal do Ceará – UFC promove regularmente a seleção de monitores por meio do Programa de Iniciação à Docência – PID em duas modalidades: Monitoria Remunerada e Monitoria Voluntária. Na primeira, o monitor recebe uma bolsa-auxílio para desempenhar as funções e, por isso, não deve participar de qualquer outra atividade remunerada, seja pública ou privada. Na segunda, o monitor desempenha as atividades de maneira voluntária, sem o recebimento do auxílio.

A seleção dos monitores remunerados e voluntários inclui prova específica relativa ao objeto de estudo do projeto, análise do Histórico Escolar e entrevista.

Para ingressar e permanecer no Programa o aluno deverá:

  • estar regularmente matriculado em, no mínimo, 12 horas semanais em componentes curriculares do curso de graduação presencial da UFC;
  • ter disponibilidade de 12 horas semanais para o exercício da monitoria;
  • ter cursado a disciplina (ou equivalente) a qual o projeto esteja vinculado.

O exercício da monitoria poderá ser incorporado ao Histórico Escolar do estudante, na forma de Atividades Complementares, conforme resolução específica do Curso. Terá direito ao certificado de monitoria, pela Pró-Reitoria de Graduação – Prograd, o estudante que tenha exercido a função por, no mínimo, seis meses.

São atribuições do monitor:

  • cumprir 12 horas semanais de atividades de monitoria;
  • elaborar, juntamente com o professor-orientador, o plano de trabalho da monitoria;
  • participar das tarefas didáticas, inclusive na programação de aulas e em trabalhos escolares;
  • auxiliar o professor-orientador na realização de trabalhos práticos e experimentais, na preparação de material didático e em atividades de classe e/ou laboratório;
  • contribuir, juntamente com o professor-orientador, para a avaliação do andamento da disciplina ou da área;
  • participar das atividades e eventos do PID promovidos pela Prograd;
  • conhecer os termos e as exigências da legislação vigente relativa à atividade de monitoria, descritas na Resolução Nº 01/CEPE, de 04 de março de 2005;
  • obter aprovação nas disciplinas matriculadas e não realizar trancamento ou abandono, sem motivos que justifiquem tais procedimentos;
  • apresentar, ao final do período de monitoria, para apreciação do Departamento de Física, relatório descritivo das atividades desempenhadas, acompanhado do parecer do professor-orientador, o qual, após homologação, será encaminhado ao Grupo de Trabalho de Monitoria – GTM.
O Departamento de Física conta com 17 monitores de Iniciação à Docência que, dentre outras atividades, prestam Plantão Tira Dúvidas de física básica. Os Plantões se destinam principalmente aos estudantes com pouca base em Física e até mesmo em matemática elementar. Os monitores estarão disponíveis para atendimento aos alunos na Sala de Monitoria que se situa no Bloco 926, Sala 1034, de acordo com os horários estabelecidos para cada semestre.
Mais informações sobre o PID acesse o sítio da  Coordenadoria de Acompanhamento Discente – CAD.
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo