A Diretoria do Centro de Ciências felicita todos os docentes, servidores e discentes dos Cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) e de Pós-graduação em Física da UFC, pelo Dia do Físico.
Em homenagem ao dia 19/05 encaminhamos o texto abaixo, escrito pelo Prof. Antônio Gomes Souza Filho (Departamento de Física) e uma arte elaborada por bolsistas do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) vinculados ao Centro de Ciências, Raynara dos Santos Silva (Bacharelado em Ciência da Computação) e Felipe Alison Costa Alves (Licenciatura em Física).
Aproveitamos a oportunidade para divulgar as palestras virtuais organizadas pelo Diretório Acadêmico (DA) do Curso de Física da UFC que serão transmitidas a partir do canal do DA no YouTube, iniciando-se às 15h. Para informações acesse: http://www.ufc.br/noticias/14592-diretorio-academico-da-fisica-realiza-evento-especial-em-comemoracao-do-dia-do-fisico-no-proximo-dia-19.
Desejamos um excelente dia a todos.
Atenciosamente,
Diretoria do Centro de Ciências
“Dia do Físico
A física tem sua origem como filosofia natural no trabalho de Aristóteles. No entanto, a física passou a ser reconhecida como ciência quando Galileu formulou o princípio da equivalência, estabelecendo que todos os corpos, independente da massa, são atraídos pela terra com a mesma aceleração. Desde então, os físicos têm dado contribuições que mudaram a vida de humanidade e o próprio pensamento humano.
A física foi capaz de elaborar conhecimento que alimentou a tecnologia para ampliar de forma espantosa os nossos sentidos por meio dos microscópios, espectrômetros, telescópios e aceleradores. De posse desses equipamentos e de teorias físicas, a humanidade realizou a façanha de investigar minunciosamente a natureza, no espaço e no tempo, indo desde o mundo subatômico, passando pelos materiais, até o espaço sideral, e elaborou uma narrativa detalhada sobre cada momento da história de 14,5 bilhões de anos do universo.
Os avanços advindos do entendimento da matéria com a teoria quântica provocou uma verdadeira revolução na tecnologia, possibilitando o desenvolvimento da eletrônica e da óptica, viabilizando uma miríade de aplicações, indo desde a comunicação digital até equipamentos de tomografia capazes de identificar um tumor ainda em nível de poucas células.
Em alusão ao ano de 1905, no qual Einstein publicou cinco artigos que revolucionaram a ciência e ficou conhecido com o ano miraculoso da física, o dia 19/05 foi decretado, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia do Físico. O Centro de Ciências congratula os físicos por essa data comemorativa e agradece ao Departamento de Física pelas contribuições de excelência (formação de pessoal e pesquisa), e a Pós-Graduação pelo pioneirismo em ser a primeira a titular um Doutor e a obter o conceito de excelência internacional no Estado do Ceará.”
Autor: Prof. Antônio Gomes Souza Filho