Transferência de Outras IES e Admissão de Graduados

A Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior – IES e a Admissão de Graduados são duas modalidades de ingresso na Universidade Federal do Ceará – UFC voltadas para aqueles que já possuem diplomas de nível superior ou que possuem vínculo com IES credenciadas pelo Ministério da Educação – MEC.

Nestes processos seletivos é vedada a participação de aluno ativo ou com matrícula trancada em qualquer dos cursos de graduação da UFC, presencial ou a distância, até o último dia de inscrição, ainda que o aluno tenha outro vínculo como aluno de graduação em outra IES.

Os candidatos que desejam concorrer às vagas disponíveis devem ter comparecido a todos os dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem em pelo menos uma das últimas quatro edições do exame. Caso o candidato tenha participado de mais de uma dentre essas edições do Enem, será considerada a edição em que o candidato obteve maior Nota Final (média aritmética simples das notas das cinco provas realizadas)

O candidato precisa ainda ter obtido Nota Final (em uma das edições) maior ou igual a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos.

As vagas eventualmente não preenchidas na modalidade Admissão de Graduados serão remanejadas para a modalidade Transferência. Porém, as vagas eventualmente não preenchidas na modalidade Transferência não poderão ser remanejadas para a modalidade Admissão de Graduados.

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC – Prograd, responsável por esse processo seletivo, divulgará edital específico regulamento a seleção.

Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior

No caso de Transferência de Outras IES, só será aceita inscrição para o mesmo curso de graduação em que o candidato esteja com situação atual regular no curso, com matricula ativa ou com matrícula trancada na IES de origem, salvo exceções de cursos afins. Além disso, só poderão pleitear transferência alunos de cursos regulares de graduação de duração plena de outras IES.

Os candidatos que desejam concorrer a essas vagas devem ter integralizado no mínimo 20% e, cumulativamente, no máximo 50% da carga horária total ou do total de créditos do seu curso de origem, exceto se estiverem pleiteando vaga para os cursos de  Medicina e Odontologia. Nestes casos, os candidatos deverão ter integralizado, no mínimo, 10% e, no máximo, 25% da carga horária total ou do total de créditos do seu curso de origem.

Admissão de Graduado

Trata-se de admissão solicitada por pessoas já graduadas para ingresso em novo curso, cujo deferimento depende da existência de vagas no curso pretendido e de processo seletivo com aproveitamento da Nota Final do Enem, conforme estabelecido em edital.